segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Deixem-me "babar"

Eu nem tenho por hábito "babar-me" muito mas acho que a ocasião a isso obriga. Quinta -feira de tarde foi comigo para a escola, pois não tinha com quem o deixar em virtude da avó ter um exame. Ficou na sala da pré com as minhas colegas (foi a 1º vez que esteve lá em tempo lectivo), eu fui para a minha sala trabalhar e fui buscá-lo na hora do intervalo. As minhas colegas só lhe deram elogios, disseram que estava de parabéns pois o Miguel está muito desenvolvido :-) Ficaram surpreendidas pela maneira dele estar, de explorar e com o vocabulário que já possui (cores, animais, formas geométricas...). Além disso, o malandro já associa os números à respectiva grafia, e conta-os em Inglês (tb sabe as cores e alguns animais em inglês ). Como só tinha estado na sala da madrinha fiquei receosa, mas ele ficou muito bem, apesar de serem pessoas que ele não conhecia.
Agora o que esclareci foi que nada do que ele sabe é forçado. Ele explora muito, sejam livros, sejam jogos, sejam programas de televisão. Claro que desenvolvemos algumas actividades com ele, mas nada é exigido. O Inglês é graças a jogos e ao Baby TV. De resto, a memória dele é muito boa, basta dizer ou explicar uma ou duas vezes e ele fixa.
Confesso que muitas vezes pensei que talvez o facto de ele estar em casa pudesse prejudicá-lo quando em comparação com os meninos que estão em creches. Agora, e cada vez mais, vejo que isso é tolice. Realmente, os estímulos são muito importantes , sejam em casa ou noutro local, devemos sim rodeá-los de boas coisas....o resto está mesmo neles e na sua vontade.

2 comentários:

Vânia Oliveira disse...

baba-te, mas baba-te muito mesmo, pois é para isso mesmo que somos mães.

O meu tb aprende mt rápido, neste momento está em casa comigo visto eu estar de atestado, e nem por isso lhe tem feito mt falta a pré, a educadora dele disse q não me preocupasse pois ele acompanha mt bem.

O inglês tb o meu aprende com a dora a exploradora.

beijinhos e parabéns

Gabriela disse...

Olá... finalmente estamos de volta

O Gui tá enorme sim, mas o Miguel também...

Já tinha saudades disto... hihihi

Bjks