quinta-feira, 8 de maio de 2008

Apoiar

Isto de acompanhar os filhos em casa tem muito que se lhe diga... Como mãe sei que há dias em que não conseguimos chegar a tudo ( e o meu ainda não está na escola), mas tiro sempre um bocadinho para ele... para ele antes de muitas outras coisas...Como professora custa-me entender como não se consegue tirar nem uns 10 m para ver se o filho estudou o texto e se tem tpc, prefere-se fazê-lo em vez de apoiar a criança, supondo-se que a professora tem um "T" de tola na testa e que não conhece a letrinha de todos os alunos ...É que eles estão num primeiro ano, tantas descobertas, tantas novidades...necessitam mesmo de algum apoio para não ficarem à deriva... e se isto preocupa-me, aflige-me também num sistema em que cada vez mais todos têm que ter sucesso (mesmo que ilusório), num sistema em que cada vez mais são os "números" e as estatísticas que contam... há dias que me sinto impotente, sem saber o que fazer mais pelos meus alunos, incentivo, apoio, mas por favor, será pedir muito uma pequena ajuda de quem são os primeiros responsáveis por eles???

5 comentários:

maria-joão disse...

Áh pois é! Mas a questão é que enquanto os filhos estão na escola não estão a chatear os pais. E quando estão em casa há uns joguinhos de computador e tantos canais na tv cabo ou outra que valha, que não há razão para estar a perder tempo e a chatear os meninos com as coisas da escola, afinal é para isso que lá estão os professores.

----

Não minha querida, lá em minha casa não é assim, mas da mesma maneira que as professoras dos meus meninos teem aguns desses, podes crer que também os tens aí.
É pena mas... é a triste verdade.

Sonia disse...

eu estou como a maria joao- é bem amis pratico deixa-lso entretidos e que nao nso chateeim do que acompanha-los....de facto há coisas que me ultrapassam-assim como eu ou o pai tiramos tempo para brincar com ele (porque é fundamental) a seguir este tempo será usado tb para acompanha-los nos tpc, ou no que quer que seja....porque como tu propria dizes e (agora que somso mães percebemos melhor ainda)nós em casa somos os 1ºs alicerces da vida deles- ou pelo menos deviamso ser- em vez de depositarem a respionsabilidade no professor

Simão disse...

pois, pois, essas atitudes têm muito que se lhes diga...eu tb já passei pelo mesmo e realmente enerva-me sentir q as crianças são deixadas ao sabor do vento...pq depois se não aprendem ou se não conseguem acompanhar os outros meninos da turma a culpa é da PROFESSORA, sempre dela e nunca dos paizinhos!!!

Carina M disse...

A minha ainda não entrou para a primária, mas espero puder acompanhar passo a passo cada etapa, acho até que vou ser uma cola-cola.
Bjs

Ana Isabel disse...

Concordo contigo miga.
Consegue-se sempre, nem que sejam apenas 10 minutos.
Acho que muitos se "acomodam" ao deixa-los entretidos c/ outras coisas.
Bjs