terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Dúvidas...

Hoje, uma colega na escola dizia:
-Aproveitem agora que os vossos filhos são pequenitos , quando chegam à adolescência tudo muda...
Fiquei a pensar...realmente não deve ser fácil lidar com um adolescente, lembro-me da minha pessoa nesta idade e, apesar de não ter dado problemas e ter sido revoltada em nenhum aspecto (até fui muito calma e cumpridora), lembro-me que qualquer coisa era uma "grande coisa" e que às vezes dramatizava até o que ers simples. Então, como nos preparamos para apoiar os nossos filhos numa era tão complicada como é a nossa?
Por cá anda "na moda" (triste moda) os suicídios...já 2 rapazes, novitos....17, 18 anos... O que se passará naquelas cabeças, para se acharem tão incompreendidos e sem nenhuma saída possível?? Como ficarão os pais?? Imagino que morram também, mil vezes por dentro...
E depois há outros problemas... soube , Domingo que um amiguito do meu irmão, um que vinha brincar cá a casa com ele, um lindinho com uns caracóis como o meu Miguel, educadinho, timido...um querido...morreu de overdose aos 27 anos...Assusta-me...como evitar que o meu filho tenha vontade de experimentar?? Como fazer que o meu filho tenha uma cabeça parecida (longe de mim querer que seja igual a nós) mas que pense à semelhança de mim e do pai??..tantas dúvidas... e só me vem à cabeça o que a minha colega disse:
-Aproveitem bem!
O futuro é incerto, mas espero, espero com todas as minhas forças, que tenha presença de espírito para ajudar o meu filho a tornar-se um homem esclarecido e apoiado... mas sei que não é sempre fácil.

8 comentários:

maria-joão disse...

Como sinto exactamente o mesmo que acabo de ler aqui...
As crianças crescem muito depressa e a nossa vida não nos permite aproveitar os momentos do seu crescimento. Hoje já sinto que não vivi o suficiente dos meus filhos bebés, sei que mais tarde vou sentir ao mesmo em relação é infancia que está a decorrer agora. Por alguma razão os netos são tanto para os avós, no fundo é quando temos mais tempo.
Quanto ao futuro... tenho medo... mas tenho esperança que á medida que as coisas forem acontecento me vá surgindo inspiração. Eu bem dou "liçõezinhas", pode ser que façam algum efeito.

Maria disse...

Acho que o mais importante é conseguires acompanhar todos os momentos do teu filho.. e viver todas as experiências com ele também. Não o recriminar por tudo, pois isso ainda é pior.. Quanto mais se restringe pior é.

Mas ainda falta.. Aproveita cada fase a seu tempo, não pensando na que vem a seguir.

um bjnho.

Carina M disse...

Também tenho um certo medo do amanhã, pois sei que é impossivela conseguir equilibrar tudo. Tb fui uma adolescente "dentro dos paremetros" mas por vezes dou comigo a pensar em como fui parva por coisas tão simples, e e spero que a adolescencia da minha filha tenhas as parvoices tipicas da idade, mas sem sair muito disso.
Espero que ela me veja como uma amiga real para poder andar mais por dentro dos assuntos.
Bjs

Ana Isabel disse...

Em parte também sinto a mesma coisa.
O receio de a ver crescer muito depressa, de não conseguir aproveitar todos os momentos dela, o que é tão dificil com a sempre falta de tempo.
Em relação ao futuro tenho receio, pq sabemos como se é ser adolescente.
Bjs

Simão disse...

tds esses receios são tb partilhados por mim, coloco nas mãos de DEus o futuro do meu filho, complementado com a educação e valores q tento transmitir tenho de ter fé q ele vai ser feliz e safar-se de todas essas maldições!

p.s- ele já é dificil de aturar agora, nem quero imaginar na adolêscencia...LOL!

Guilherme disse...

Oh miga:
É mesmo verdade... mas como??? Vamos aproveitando um dia atrás do outro, dando muito amor e depois logo se vê...

Há medida que as coisas vão surgindo é que vamos saber como lidar com elas, mas agora aproveita mesmo e faz por não pensar nisso...

Bjks

Gaby e Guy

Sonia disse...

pois estes medos tb são discutidos na nossa casa-

AJUDA PORTUGAL disse...

Ajuda Portugal nasceu ontem, passe por lá, seja um dos primeiros a ajudar, mesmo que seja só com um comentario, ou ainda com a sua divulgação.
Obrigada.